Benefício funcional, social, pessoal ou experimental? Qual é a do seu produto?

14/03/2017 / por Vilaça Comunicação

Benefício-funcional,-social,-pessoal-ou-experimental.-Qual-é-a-do-seu-produto.Muitos empreendedores confundem preço com valor e perdem a oportunidade de deixar o seu produto irresistível e conquistar novos clientes. As duas coisas, embora pareçam ter o mesmo significado, são completamente diferentes. Um mesmo produto/serviço pode ter um preço alto, mas um valor baixo para determinada pessoa, mas para outras pode ocorrer exatamente o oposto. [Veja mais sobre isso em um outro post nosso]

Isso ocorre porque o valor é aquilo que o cliente percebe no seu produto, é o quanto que aquilo vai resolver o seu problema e agregar positivamente na vida dele, ou seja, quais benefícios ele entrega ao consumidor. Estes benefícios podem ainda variar entre funcional, social, pessoal e experimental.

O benefício funcional são as vantagens mais essenciais do produto/serviço. Ou seja, o que proporciona utilidade mais direta ao consumidor.

Vamos pensar, por exemplo, que você tenha uma empresa que venda carros: uma pessoa quer comprar um carro para poder chegar mais rápido aos lugares e não necessitar de transporte coletivo.

Este tipo de benefício não consegue diferenciar o seu produto dos demais, pois qualquer carro irá possibilitar isso. É preciso agregar outros valores para se destacar no mercado. Em outras palavras, o que seu carro tem a oferecer a mais que os outros, para se tornar mais interessante ao cliente?

Benefício social são vantagens não tão essenciais e tangíveis quanto o funcional. Como o próprio nome já diz, ele proporciona uma aprovação social, um status para o cliente. É o que leva, por exemplo, a pessoa a comprar um BMW, ou o último lançamento da Ferrari. Isso acaba diferenciando das demais, podendo gerar admiração de outros.

O Benefício pessoal gera uma satisfação mais particular e capaz de despertar um sentimento positivo em relação à sua utilização. Um exemplo disso é quando a pessoa compra um carro híbrido ou que consome pouco combustível, visando não somente a economia financeira, mas a não degradação do meio ambiente. Outro exemplo é quando as empresas destinam parte das vendas para causa social ou ambiental.

Já o benefício experimental está ligado à experiência que o cliente vive com aquele produto/serviço. Ele pode expressar um estilo de vida ou representar uma imagem que ele quer passar para a sociedade. Uma pessoa que utiliza uma Harley-Davidson ou um Jeep Wrangler acaba expressando o seu hobbie ou estilo de vida.

Perceba que estes produtos não possuem o menor preço, mas as pessoas que o adquirem enxergam um valor compatível com o preço cobrado. Você e sua equipe de vendas precisam ter claramente quais são os benefícios que o seu produto/serviço entrega, para identificar o real valor dele , além de gerar um norte em todas as estratégias administrativas, de marketing e divulgação.

Vale ressaltar que, se uma pessoa achou o seu produto muito caro, é porque ele não viu um valor entregue compatível com o preço cobrado, ou porque faltou demonstrar o valor que é mais importante para ela naquele momento.

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