A evolução do SAC e como as redes sociais vão livrar você de uma dor de cabeça!

07/03/2017 / por Vilaça Comunicação

A-evolução-do-SAC-e-como-as-redes-sociais-vão-livrar-você-de-uma-dor-de-cabeça Até meados da década de 2000 o relacionamento com os nossos cliente era distante, praticamente feito pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) aquele telefone que vinha na embalagem ou em um mural de recados dentro da empresa onde o cliente, quando tinha tempo, ligava e fazia suas reclamações somente, e tão somente, para uma atendente.

Hoje o SAC continua funcional, mas a cada dia ele vem sendo substituído pelas redes sociais. Essa mudança promoveu uma verdadeira revolução no relacionamento entre as empresas e os clientes. Se antes a conversa praticamente se resumia ao telefone, hoje a internet a expõe numa velocidade bem mais rápida, permite ainda que outras pessoas façam comentários a respeito da sua empresa ou de produtos e serviços específicos.

Agora, diante deste relacionamento mais rápido, transparente e dinâmico, como agir?

O primeiro passo é não ignorar as redes sociais. Você pode não ter tanta familiaridade com as funcionalidades que são modificadas quase que mensalmente, ou até não ter perfil no Facebook, Instagram e achar o Twitter irrelevante para a sua vida, mas para a sua empresa estas ferramentas são fundamentais.

Se o seu estabelecimento não está na internet ou não tem rede social, passou da hora de se dedicar a eles ou você vê como possibilidade deixar de se comunicar com 36,8 milhões de clientes em potencial?

O que a empresa ganha agindo dessa forma? Se o resultado é positivo, tá tudo bem!

Os comentários viralizam rapidamente, sejam positivos ou negativos, e esse é um dos principais fatores para que as empresas utilizem esse meio de comunicação, afinal, toda empresa está passiva de erro e falhas, mas existem formas de minimizar essa influência.  Seja qual for o conteúdo, se a sua resposta for tão rápido quanto a interação das pessoas, você poderá estar presente em uma grande oportunidade.

A maioria dos consumidores, não espera que você seja infalível, mas que se mostre verdadeiramente interessado em criar soluções, proporcionando uma experiência positiva.

Se receber uma crítica, responda imediatamente com cordialidade e seja grato pela oportunidade de melhorar. Nem sempre um gerente ou diretor consegue supervisionar 100% dos detalhes de uma operação.

Uma dica para minimizar os comentários negativos nas redes sociais é criar um canal de comunicação no seu site, dessa forma a reclamação chegará ao conhecimento das pessoas certas, que conseguirão efetivamente criar soluções. Mas seja rápido na resposta e na resolução do problema para gerar credibilidade nesse canal e evitar que as reclamações voltem para as redes sociais.

Se perceber que a conversa vai se estender, proponha um contato mais direto com o seu cliente por e-mail ou telefone, isso pode proporcionar uma resolução mais rápida.

Use a criatividade também para responder o seu cliente, isso poderá dar um efeito positivo em toda a comunidade. A internet permite que você utilize vídeos, áudios, imagens e até gifs para fugir das respostas convencionais. Segundo pesquisa realizada pela empresa Hi-Mídia, 52% das pessoas preferem se relacionar com marcas que conversem com elas.

Por isso, poste matérias, novidades do mercado, dicas de utilização. Vale também fazer promoções para incentivar a participação dos seus clientes para promover uma experiência positiva.

E ai Gostou? Então deixe as suas dúvidas e sugestões para que possamos continuar te apoiando nos desafios de empreender o seu negócio. ;)