5 dicas para levar a sua empresa para o próximo nível

28/02/2017 / por Vilaça Comunicação

5-dicas-que-vão-levar-a-sua-empresa-para-o-próximo-nível A boa comunicação com o seu cliente é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Ela ajuda a promover o seu negócio e faz com que as pessoas conheçam melhor o seu produto ou serviço.

Uma verdade que acreditamos aqui na VILAÇA é que quem não te conhece, não te compra! Por isso, um dos cuidados que sempre deixamos aos nossos clientes está relacionado ao equilíbrio da energia que se desempenha para oferecer a melhor qualidade e um preço competitivo em relação ao que se faz na hora de falar e convencer o seu cliente. Sem a comunicação todo o esforço é inútil.

Pensando em te ajudar com isso, resolvemos compartilhar cinco dicas poderosas que vão contribuir para que você se comunique melhor com o seu cliente. Dá uma olhada:

1 – Saiba quem é o seu cliente

Você conhece especificamente quem ele é, o que ele faz no dia a dia e o que ele pensa antes de comprar? Ou o seu produto foi feito para todas as pessoas e não percebe essa necessidade em ser tão específico?

Descobrir para quem você vende é fundamental!

Não só para estabelecer os canais de comunicação que eles mais interagem, mas também para adaptar a mensagem à linguagem que seja mais familiar para ele. Isso demonstra total sintonia com o seu cliente e passa o entendimento de que aquele produto foi realmente feito para resolver o problema dele. A comunicação flui naturalmente e o cliente se sente mais à vontade para tirar dúvidas e chegar ao ponto de tomar a decisão de compra.

2 – Tenha domínio do que precisa ser dito

O seu vendedor ou integrante da equipe comercial, que fica responsável por apresentar o produto da sua empresa, precisa ter amplo conhecimento sobre ele. Uma dúvida do cliente não respondida ou respondida de maneira equivocada faz com que você perca a credibilidade e, possivelmente, a venda.

Invista no treinamento e no engajamento dos seus colaboradores. Ter em mãos um material para fazer consultas rápidas, pode ser uma boa tática, mas nada que leve muito tempo para evitar que a oportunidade escape. Você bem sabe o quanto as pessoas esperam agilidade em tudo que se propõe a fazer, e nem sempre é fácil conseguir tempo para ir até a sua empresa concretizar uma compra, por isso se ela está ai, faça tudo que o seu cliente precisa.

O ideal é o vendedor começar contando as vantagens do produto e o seu valor agregado, além das experiências vividas ou casos de outros clientes que tiveram seus problemas resolvidos ou que viveram situações parecidas. Isso cria empatia além de transmitir segurança e confiança. Se for possível, não deixe de fazer uma demonstração.

3 – Crie uma âncora positiva

Um cafezinho, água ou suco? Quem sabe um biscoitinho?

Além de criar empatia, essa tática de atendimento cria uma lembrança para o seu cliente. Então, busque oferecer algo diferenciado que o faça lembrar do seu atendimento e queira viver essa experiência novamente.

Deixe o cliente bem à vontade para falar, seja cordial, escute tudo o que ele tem a dizer e, quem sabe, esse seja o dia de fazer mais uma venda. Hoje em dia é um grande erro estar focado apenas em vender. O relacionamento é indispensável.

4 – Fique atento às oportunidades

Depois que o cliente te contou tudo o que ele quer e você já entendeu tudo que precisa para fazer um bom atendimento, mostre as alternativas que ele tem, junto às considerações de cada opção, para que ele tenha clareza e a percepção do que seria melhor para resolver o seu problema.

Você pode ainda oferecer outros produtos e serviços, mas aguardar a conclusão da compra que resolverá seu principal problema pode favorecer na experiência positiva desse fechamento.

Outra alternativa é oferecer bônus ou produtos agregados que resolverão problemas futuros, após a compra principal. Por exemplo: para utilizar um tênis ou um sapato, a maioria das pessoas utiliza meia. Ou até um atleta de final de semana que joga bola e vai comprar uma chuteira, pode precisar renovar sua caneleira.

5 – Prefira uma reclamação sincera a dois elogios

É muito bom sabermos que o nosso produto ou serviço recebeu um elogio, mas seu grande parceiro é o cliente que faz uma reclamação. Ter um bom feedback do cliente é a oportunidade de melhorar o seu trabalho e a evolução precisa ser constante. Então não fique chateado ou desmotivado ao receber uma sugestão de melhoria ou até uma reclamação, pois essa é a hora de mostrar para o cliente que ele é ouvido, que a opinião dele é importante e que a empresa está disposta a melhorar.

E se você der um retorno de solução do problema, as suas chances de fidelização desse cliente, no mínimo, vão dobrar. Isso certamente vai fazer ele se sentir extremamente valorizado e bem quisto pela empresa.



A comunicação é fundamental, mas ela precisa trabalhar junto ao bom relacionamento que a empresa pode ter com o seu cliente. Se você gostou desse informações, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário para nós. Queremos muito ouvir você!