03 dicas para transformar clientes em fãs

21/02/2017 / por Vilaça Comunicação

Por-que-devo-fidelizar-o-meu-cliente Você já percebeu quanto o mercado está a cada ano mais concorrido? Hoje é, no mínimo, raro uma empresa não ter um concorrente com produtos ou serviços iguais ou, no mínimo, semelhantes ao seus. As novidades são constantes e todos os dias vemos um lançamento no mercado, exigindo atualização do portfólio e melhoria contínua.

Talvez você esteja pensando: “mas isso é algo bom para o desenvolvimento do meu negócio”. Sim, mas diante deste cenário inconstante, alguns detalhes são fundamentais para você surpreender os seus clientes e torná-los fiéis consumidores.

Mas afinal, por que você deveria fidelizar os seus clientes?

O australiano Steve Denning, autor de várias obras sobre gestão e liderança, afirma que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo. Isso não quer dizer que um cliente fiel exige menos esforço. É necessário ter total dedicação a ele, criar uma boa experiência além de gerar valor sempre que perceber algo que o identifique. Quem sabe até apostar em um brinde ou cartão fidelidade para dar serviços extras e descontos podem ser boas práticas com potencial de favorecer esse objetivo.

Confira abaixo três dicas que podem te ajudar a fidelizar os seus clientes!

1 - Atenda com qualidade

O bom atendimento é mais do que ter uma boa educação, é necessário ter empatia, sensibilidade, entender como a pessoa quer ser atendida e superar suas expectativas. Ao invés de simplesmente ficar dando opções ou tentar “empurrar” um produto, esteja atento ao que o seu cliente está falando, coloque-se no lugar dele e perceba o que realmente irá solucionar o seu problema. Além disso, num ambiente onde os produtos e serviços são facilmente copiados e/ou até superados, o bom atendimento se torna um diferencial do seu negócio.

2 - Tenha atenção ao pós-venda

Muitas pessoas acreditam que a venda é a fase final do atendimento ao cliente e acabam se esquecendo que avaliar a compra após a venda e verificar o nível de satisfação do seu cliente pode ser uma valiosa tática para a inovação e fidelização. A atenção investida após a venda é fundamental para que você faça potenciais melhorias no seu produto, serviço ou no atendimento. Todo este esforço é recompensado, uma vez que o cliente se torna fiel e ainda um grande divulgador de sua empresa, ajudando a atrair novos consumidores.

3 - Cumpra suas promessas

Um dos pontos altos dessa fidelização é a confiança. Por isso, nunca (nunca mesmo!) faça uma promessa que não possa ser cumprida. Vale lembrar aqui que o problema pode não ser só o produto em si, mas o prazo para a entrega ou até o pagamento. Seja sempre objetivo e sincero, se houver atrasos informe imediatamente, explique o ocorrido e, se o atraso for um erro seu, ofereça algo como recompensa ou cortesia – um brinde, um serviço extra, uma garantia estendida ou até instalação – isso ajuda a manter o sentimento de parceria e sua empresa ou marca será sempre lembrada de forma positiva quando o seu cliente estiver precisando de outro produto ou serviço.

Tudo isso funciona também para quem possui um atendimento on-line. Fique atento e responda o mais rápido possível às reclamações ou sugestões que forem dadas nas redes sociais, isso faz com que o cliente se sinta atendido e importante. Aproveite para passar informações ao seu público e deixá-los ainda mais informado, quanto mais informação ele tiver, mais assertiva será a escolha.

A fidelização do seu cliente não acontece da noite para o dia, é um processo constante de médio e longo prazo. Treine a sua equipe, esteja sempre atento às novidades do mercado e no atendimento e, sempre que for preciso, reforce essas ideias e colha os frutos.

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