É possível apoiar os resultados e metas com comunicação interna?

07/02/2017 / por Vilaça Comunicação

É possível apoiar resultados e metas com comunicação interna

Você provavelmente já vivenciou algum caso de falta de entendimento com a sua equipe ou percebeu algo assim entre os próprios colaboradores. Informações desalinhadas ou mal compreendidas geram transtornos, desgastes no relacionamento, conflitos e insatisfação no ambiente de trabalho.

Você já parou para pensar quanto custa um conflito como esse?

Tudo isso pode comprometer o andamento de projetos e interferir diretamente nos resultados, ocasionando pequenos ou até grandes prejuízos.

Por esses motivos, hoje as empresas dos mais diversos portes investem cada dia mais em aprimoramento da comunicação interna e tratam o assunto como estratégico. Fato é que, independente do porte da sua empresa, ter um bom gerenciamento da comunicação é fundamental para conseguir mais agilidade e melhores resultados.

A comunicação interna pode te ajudar a reforçar os processos às atitudes dos funcionários como, por exemplo, para quem o seu colaborador pode reportar um problema ou até saber conhecer as melhores práticas para atender o seu cliente.

Quanto mais entendimento dos processos o seu colaborador tiver, melhores serão os resultados.

A propagação de campanhas e metas é fundamental para as empresas e, por meio da comunicação interna, você pode estreitar o relacionamento com toda a sua equipe e ajudar nas atividades de bem-estar e utilidade pública, como a melhoria da postura, cuidados com a saúde e alimentação, etc.

Hoje temos diversas ferramentas que podem te auxiliar, desde os quadros de avisos até uma intranet. Muitas empresas vêm utilizando muito aplicativos como o WhatsApp e o Skype para estabelecer uma comunicação mais ágil e eficiente. A possibilidade de criar grupos ou conversas particulares podem ser úteis para pequenos avisos e lembretes, até conversas e comunicados com toda a equipe de vendas externa, por exemplo, são sem números de alternativas.

Outro veículo muito utilizado para avisos e lembretes são os murais internos. Estes exigem que os seus colaboradores sigam ao encontro do painel, por isso é importante que eles estejam posicionado em locais de muita circulação e que o colaborador possa ficar parado para ler, como cozinha ou refeitórios e próximo ao local de registro de ponto.

O jornal interno é um dos mais antigos e principais meios institucionais de comunicação organizacional. Mais utilizado em empresas de médio e grande porte, a periodicidade é definida por você, mas o mais comum é mensal, semestral ou anual. A ferramenta é ótima para divulgar campanhas, eventos que vão acontecer ou que aconteceram e também para os funcionários expressarem a sua opinião.

Por fim, temos a intranet que, por ser mais rápida e fácil, permite que você consiga passar informações de maneira mais rápida que no jornal interno e mural digital. Além disso, ele permite uma economia de custos com papel e uma maior interação dos seus colaboradores.

A comunicação interna é algo que deve ser feito de forma contínua e avaliada para saber se está sendo eficiente e surtindo o efeito desejado. Reúna sua equipe, procure saber quais os meios são mais eficientes e identifique os temas mais relevantes para a sua empresa.