8 dicas para aumentar a criatividade e ter um melhor desempenho

16/11/2016 / por Vilaça Comunicação

Quando o assunto é empreendedorismo, ter criatividade é uma habilidade essencial. No entanto, há dias em que parece que ser criativo é uma tarefa impossível. Nesses momentos, lançar mão de estratégias para impulsionar essa competência é a saída. Veja dicas para aumentar a criatividade e melhorar seu desempenho:

Relaxe por um momento

Quando relaxa, você refresca sua mente e a criatividade flui de forma mais natural. Há várias formas de fazer isso: dar uma caminhada na praia, praticar seu esporte favorito, ler um bom livro, assistir séries, tomar uma taça de vinho ou qualquer outra atividade que o ajude a se desligar e atingir um estado de relaxamento.

Experimente o diferente

Viver experiências novas, diferentes de tudo o que você está acostumado, ajuda a despertar a criatividade adormecida. Viaje para lugares desconhecidos, leia livros de gêneros que você não está acostumado, assista a filmes inusitados, converse com pessoas que tenham um estilo de vida diferente do seu. Explore o desconhecido!

Pratique meditação

Meditar é uma das melhores formas de silenciar as diversas informações que passam pela sua mente durante o dia e que podem minar sua criatividade. Pesquise técnicas diferentes de meditação, pratique-as, conquiste a calma interior e abra sua cabeça para pensamentos mais criativos e ideias melhores.

Aprenda algo novo

Dança do ventre, culinária orgânica, alemão. Já pensou em fazer aulas de algo inusitado, que nada tem a ver com o trabalho que você faz no dia a dia? Além de ser divertido, aprender algo totalmente novo ajuda a sair da zona de conforto e pensar de forma diferente.

Fique longe das telas

O computador e o celular são ferramentas essenciais de trabalho. No entanto, o uso em excesso desses dispositivos pode prejudicar o fluxo de boas ideias. Se a criatividade está em baixa, experimente passar um tempo longe das telas: escute uma música, desenhe ou dê um passeio. Separe um momento durante o dia de trabalho para se isolar, ficar tranquilo, deixar as redes sociais de lado e permitir que sua mente tenha em um descanso.

Crie listas

Criar listas sobre coisas da vida que fazem a diferença para você ajuda expandir seu pensamento criativo. Livros, músicas e comidas preferidas; últimos lugares que visitou; metas para os próximos 5 anos… Vale tudo!

Parta para a ação

Mais do que ter uma ideia, é preciso colocá-la em prática. Aumente sua criatividade partindo para a execução de algum projeto. Não tenha medo de experimentar tanto em pequena quanto em grande escala. Mesmo que você ainda esteja planejando o processo, dê o pontapé inicial e transforme a ideia em ação.

Coloque as ideias no papel

Escreva sobre seus sentimentos, experiências e projetos. Colocar o que está na sua cabeça no papel é uma forma de clarear o pensamento e se reconectar com você mesmo. Não perca nenhuma boa ideia: ande com um caderninho e escreva assim que ela passar pela sua cabeça. Com essas dicas, aumentar a criatividade será questão de tempo. Coloque em prática agora! Tem mais alguma dica para aumentar a criatividade? Deixe nos comentários! Fonte: http://www.smartalk.com.br/8-dicas-para-aumentar-a-criatividade-e-ter-um-melhor-desempenho/